Alunos do 3ºAno do Ensino Médio realizam teste vocacional e simulam etapa de processo seletivo

Unidade: Funcionários | 16 Mar 2017

Em uma tarde de quarta-feira diversos alunos do 3ºAno do Ensino Médio puderam realizar um teste vocacional, como ferramenta para auxiliar no processo de definição acadêmica. Na sequência, foi promovida uma simulação da primeira etapa do processo seletivo de uma importante empresa do ramo tecnológico, que girou em torno de um teste de português, para avaliar as habilidades dos jovens sobre o nosso idioma.

A partir da orientação profissional, quem não tem ideia de que carreira seguir, consegue definir melhor os interesses pessoais e, se autoconhecendo, tem mais chances de acertar o caminho a trilhar. Por outro lado, quem está em dúvida entre poucas opções, pode encontrar apoio para entender melhor cada profissão – e com qual mais se identifica. “Toda oportunidade que agregue conhecimento ao aluno é relevante e incentivada pelo Colégio; especialmente com relação ao 3ºAno, período em que informações complementares podem ser fundamentais nas decisões dos jovens”, afirma Luciene Araújo, Assessora Educacional.

A representante de turma do 3ºAno, Catarina Savoi, falou sobre a atividade. “O teste vocacional é interessante porque oferece a oportunidade de refletirmos sobre a nossa personalidade em cima de categorias e opções do próprio teste, ou seja, permite que percebamos como nossas características nos colocam em determinado grupo predefinido”. Por fim, Catarina acrescentou: “a simulação de um processo seletivo tem tanta importância quanto um simulado do ENEM. Ela nos dá uma noção prévia dos saberes e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho, dos critérios que eliminam candidatos e, consequentemente, do nosso resultado sem treinamento, que revela o que já temos de virtudes e onde precisamos melhorar”.

Segundo o professor Rafael Oliveira, “a ideia foi oferecer, por meio da orientação profissional e de um aperitivo sobre o mercado de trabalho, reflexões acerca do momento especial que é a escolha da carreira”.