Turma do 8° Ano constrói um modelo de uma célula animal

Unidade: Brasília | 12 Mar 2017

Os alunos do 8º Ano, sob a orientação da professora Keila Cruvinel, realizaram um experimento no Laboratório de Ciências: construíram um modelo de uma célula animal.

Para começar, os estudantes desenharam as organelas da célula: lissosomo, ribossomo, retículo endoplasmático, mitocôndria e o complexo de Golgi. Além disso, foi desenhado o núcleo. Para representar a membrana plasmática os alunos trouxeram um pote de sorvete. Depois das organelas desenhadas, colocaram as organelas dentro do pote e adicionaram gel de cabelo. O gel representou o hialoplasma da célula. Depois, os alunos fizeram uma legenda indicando cada organela.

“Foi estudado que para formar os tecidos é necessário a união das células. Para formar um órgão há que ter a união dos tecidos, para formar um sistema necessita-se de um conjunto de órgãos e para, enfim formar o indivíduo, é necessário que os sistemas trabalhem juntos. Neste momento, refletimos sobre a importância do conjunto, da lei de conjunto. Em uma sala de aula, por exemplo, cada um tem uma função e contribui com sua parcela de valores morais. Observamos que temos de atuar em harmonia e unidos para melhores resultados”, explicou a docente.