Alunos do 1º Ano fazem analogia da Muralha da China e da mente como fortaleza

Unidade: Brasília | 29 Jan 2017

Com a pesquisa do colega Iann sobre a Grande Muralha da China, os alunos descobriram que os chineses construíram a muralha com um objetivo essencialmente defensivo para o país da China.  As torres da muralha permitiam observar a aproximação e a movimentação do inimigo.

Aproveitando esse estudo, os docentes fizeram a analogia da Muralha da China com a importância de fazer da mente uma fortaleza contra pensamentos negativos que tentam desviar dos propósitos de bem. Para isso, as crianças aprenderam que é preciso ter “pensamentos e sentimentos soldados” que ajudam a proteger nossa vontade.

Os alunos identificaram alguns pensamentos negativos dos quais precisam se defender: incomodar o colega, falta de vontade para fazer as tarefas com gosto, brusquidão ao tratar as pessoas que gostamos, pensamento de queixa, dentre outros. Foi então que eles elegeram alguns pensamentos e sentimentos que poderiam ajudar nessa batalha: alegria, união, fazer o bem, gratidão, generosidade e bondade.