Um experimento diferente no 2º Ano: “Dragão Químico”

Unidade: Funcionários | 6 Dec 2016

Para completar e ilustrar o conteúdo de cinética química, estudado teoricamente em sala de aula, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio foram encaminhados ao Laboratório pelas professoras Fabiana Costa e Ward Lauar, para uma prática bem diferente!

Primeiramente os alunos tentaram queimar uma pequena quantidade de amido de milho com o objetivo de verificar se esse material é inflamável. Como não foi possível observar uma grande queima do amido, os alunos foram convidados a soprar o amido através de uma tocha de fogo e ai observaram uma grande bola de fogo, que chamaram de Dragão Químico.

Vários alunos participaram desse momento fascinante da aula e eram notórios os olhares surpresos e encantados. Na conclusão eles foram instigados a criar hipóteses para explicar a diferença de comportamento do amido. Logo concluíram que o aumento do contato com o oxigênio presente no ar aumentou a velocidade da reação de combustão do amido de milho.

Esta foi a última aula experimental de Química nesse ano e foi bastante divertida!