Infantil 5 compartilha aprendizagem sobre Poluição e Reportagens

Unidade: Florianópolis | 6 Dec 2016

O Infantil 5 aproveitou o Momento Cívico para compartilhar o que vem aprendendo. Um dos interesses apresentados pelas crianças, dentro do projeto Um mundo melhor, por onde começar?, foi sobre a poluição marítima. Paralelamente, estão conhecendo um novo gênero textual, a reportagem, em suas duas formas: escrita e televisionada.

Unindo os dois temas, as professoras apresentaram às crianças diversos vídeos/reportagens. A professora Débora Piangers relatou que os alunos assistiram a um vídeo sobre o “lixão do Pacífico”, que mostrou uma área do Oceano Pacífico que, por causa das correntes marítimas, tem acumulado lixo vindo de diversas partes do mundo. “Também assistimos a um vídeo sobre a poluição na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Uma das nossas perguntas de valor, feita quando começamos a rede de conhecimentos, foi respondida: ao assistir aos vídeos das reportagens, descobrimos porque os animais comem o lixo jogado nos oceanos. Esses registros serão acrescentados em nossa rede de conhecimentos e continuaremos conversando e pesquisando sobre o assunto!”, explicou.

As crianças também tiveram a oportunidade de irem até uma praia de Florianópolis para observarem a situação da poluição. A professora Débora contou que as crianças encontraram até uma lâmpada e materiais que já apresentavam sinais de deterioração, alguns aparentando estarem comidos por animais marinhos.

"Esta atividade provocou em nós muitas reflexões e em alguns momentos nos sentimos tristes, mas ao lembrarmos que a mudança começa em nós mesmos, nos alegramos muito com nossa atitude", ponderou a docente.

A turma se propôs a recolher o lixo da praia. Dividida em equipes e, vestindo botas e luvas e portando sacos de lixo, a turma caminhou pela areia recolhendo os resíduos. Todos estavam bastante comprometidos e se esforçaram durante a realização desta atividade, que suscitou muitas reflexões. Assim como no ambiente externo, também é necessário uma limpeza no interno, como nos ensina a Sabedoria Logosófica: “para uma verdade penetrar na mente humana e permanecer nela, é necessário efetuar uma prolixa limpeza mental e varrer todos os pensamentos que não lhe sejam gratos”.

Depois do mutirão, as crianças fizeram um animado piquenique e brincaram na pracinha, próxima à praia. De volta ao Colégio, para encerrar este dia tão feliz, o Infantil 5 foi até o Laboratório de Educação Ambiental para colher rabanetes que havia plantado. Que delícia levar o fruto de nosso aprendizado para casa e conviver em harmonia com o ambiente!