7º e 8º Ano visitam Cidades Históricas de Minas Gerais

Unidade: Rio de Janeiro | 4 Dec 2016

Com o objetivo de complementar os estudos realizados sobre o barroco mineiro e o ciclo da mineração de ouro, os alunos do 7º e 8º Ano, acompanhados pelos professores Alessandra Marques, de Ciências, Martha Debuche, de História e Luiz Antônio, de Educação Física, realizaram uma viagem pelo túnel do tempo para conhecerem parte da história do Brasil nas cidades centenárias que integram o circuito histórico de Minas Gerais (Ouro Preto, São João Del Rei, Mariana, Tiradentes e Congonhas). Algumas dessas cidades receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

As turmas tiveram a oportunidade de conhecer, em Ouro Preto, o restaurado Museu da Inconfidência, o Museu da Ciência Técnica – Escola de Minas e a Casa dos Contos.

Por estar vinculada ao tema do Projeto Anual, além de aprofundar de forma interdisciplinar aspectos socioculturais, históricos, físicos e naturais das cidades históricas de Minas Gerais e de seu entorno, essa viagem de estudo uniu teoria e prática, proporcionando aos educandos a comprovação de que cada indivíduo tem de conhecer os fatos históricos para adquirir conhecimentos e formar suas concepções e, consequentemente, suas defesas mentais.

Foi uma experiência social e cultural maravilhosa!