Alunos do 2º Ano do Ensino Médio desenvolvem um belo projeto social

Unidade: Funcionários | 26 Nov 2016

Com o objetivo de propiciar aos alunos conhecer realidades diferentes das que vivem, favorecendo o cultivo dos sentimentos de gratidão e de humanidade, a professora de Biologia, Cacilda Lage e a assessora educacional, Luciene Araújo, estimularam os alunos a desenvolver projetos sociais que receberam nomes bem criativos: Musicando; Resgate de Memórias; ABC dos Valores;  Motiva-ação; Hora da alegria; Nada se muda, tudo se transforma; Esporte, uma maneira de se levantar para a vida.

Distribuídos em grupos, os alunos escolheram uma instituição a ser visitada. Foram elas: Escola Estadual Leonina Mourthé em Santa Luzia, Instituição Casa Aura, Instituição IGAP, Instituto Geriátrico Afonso Pena, Escola Municipal Santos Dumond, Umei Santa Cruz, Unidade de Acolhimento Institucional Irmã Venerada, Instituição Lar de Idosas do Santa Teresa e Santa Teresinha, SESI CIRA e Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência Rogéria Amato.

Em sala de aula as docentes trabalharam alguns conceitos logosóficos como os de Deus, vida, ser humano, respeito, amizade, generosidade, gratidão e bondade, que fizeram parte das experiências e orientaram os alunos quanto ao que viveriam em todo o projeto. As docentes também puderam conversar com os representantes de todas instituições e acompanhar o trabalho dos adolescentes.

Observar a atuação dos alunos foi muito grato ao sentir de todos. Nessa observação se evidenciaram pensamentos, sentimentos e valores de grande valor para a formação moral e espiritual do ser humano. Para os alunos foi uma grande oportunidade de sentir a realidade da vida dos demais, extraindo dela algo instrutivo para a própria vida.

Durante as visitas tudo foi registrado com fotos, depoimentos e filmes. Em sala de aula, a cada apresentação todos sentiam o bem se irradiando a toda a turma, e as emoções transbordavam.

A culminação do projeto ocorreu na Mostra de Cultura e Conhecimento, quando foi apresentada parte de tudo que foi vivido, com muita eloquência. Sabemos ainda que a essência do que viveram está guardada na parte mais interna de cada um, para além das fotos e filmagens.