Alunas do 6° Ano conhecem e identificam as deficiências físicas e psicológicas

Unidade: Funcionários | 16 Oct 2016

Aproveitando o contexto dos jogos RIO2016 foi proposto um projeto sobre as Paraolimpíadas para as turmas de alunas de 6° Ano do Fundamental II, nas aulas de Educação Física. As alunas foram estimuladas a refletir sobre as facilidades e dificuldades dos atletas e a identificar em sim mesmas a existência de deficiências não físicas, as chamadas deficiências psicológicas.

Ao introduzir o homem em seu próprio mundo interno, a Pedagogia Logosófica faz com que o ser perceba o erro de insistir em atitudes que entorpecem seu desenvolvimento moral, propondo que as deficiências, causas de nossas dificuldades e tristezas, sejam neutralizadas e até eliminadas. Algumas deficiências psicológicas: intolerância, rigidez, egoísmo, brusquidão e impulsividade. O trabalho realizado com as alunas partiu de um texto relatando uma experiência no esforço por eliminar uma deficiência. A professora Renata Chiaradia destaca o quanto as alunas aprenderam sobre si mesmas, expondo o que deveriam fazer para serem melhores e superarem as deficiências que conseguiram identificar.

Vale a pena registrar o depoimento de uma aluna: “A aula foi emocionante. Falamos sobre a superação, o esforço e a perseverança dos atletas paraolímpicos. É uma coisa extraordinária ver os jogos. Isso nos leva a refletir sobre nós mesmos.” (Julia Sena).