Unidade Florianópolis recebe mais de 100 professores para curso sobre horta

Unidade: Florianópolis | 16 Oct 2016

Cerca de 120 profissionais da rede pública municipal participaram de um curso sobre Horta nas escolas, realizado no Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis. O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, UFSC e UDESC e ministrado por docentes dessas universidades, além da professora de Educação Ambiental do Colégio, Gleise Nunes Pires Giovanaz.

Esta formação tem como principal objetivo a potencialização/ampliação das ações na relação ensino e aprendizagem com o uso do espaço da horta escolar como um laboratório rico de possibilidades pedagógicas; pois nele é possível trabalhar questões pedagógicas de diferentes áreas do conhecimento, auxiliando no planejamento dos educadores.

O recém-instalado Laboratório de Educação Ambiental, a horta e os diversos espaços verdes do Colégio oportunizaram as aulas práticas do curso O ambiente horta como espaço de aprendizado no contexto do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Além de professores, participaram nutricionistas e merendeiras das escolas públicas de Florianópolis.

A direção do Colégio destaca que o momento foi planejado e vivido com grande entusiasmo, pois “sabemos o quanto é importante investirmos na capacitação dos professores”.  “Também percebemos que foi uma referência para as crianças, pois ficavam muito felizes quando contávamos o que esses professores estavam fazendo no Colégio”, disse a diretora Marisa Celita.

A partir das aulas práticas e teóricas, os participantes receberam atividades para desenvolverem em suas respectivas escolas. No dia 17 de outubro, eles voltam a se encontrar no Colégio Logosófico para concluir o curso.

Todos os participantes foram presenteados com o livro de Logosofia, A herança de si mesmo, que contém conceitos que levam a refletir sobre como podemos enriquecer   a própria herança do ponto de vista mental, sensível  e espiritual pois, para a concepção logosófica, a base da Educação Ambiental  está no respeito e afeto que  surgem pela natureza quando o conhecimento sobre ela caminha paralelo ao conhecimento de si mesmo.