Arquiteta apresenta impressão em 3D para alunos de Florianópolis

Unidade: Florianópolis | 16 Oct 2016

A arquiteta Fernanda Bittencourt, mãe do aluno Enzo Bittencourt, do 3º Ano do Fundamental, apresentou para a turma uma impressora tridimensional. Mais usados para a criação de protótipos pela indústria, estes aparelhos estão se popularizando entre os profissionais de arte, design e arquitetura.

Fernanda mostrou como funciona sua impressora e algumas peças que fez, como o troféu para um campeonato de surfe e o bracelete que usava no braço. Ela contou que gosta muito de criar e, desde que adquiriu a impressora há cerca de dois anos, passou a materializar algumas das suas ideias.

No modelo usado por Fernanda, os objetos são impressos com plástico à base de amido de milho misturado com o convencional. Esta é uma matéria-prima comum entre as impressoras 3D. Algumas também usam metal, papel, cerâmica, areia, chocolate, entre outros materiais.

Da apresentação de Fernanda surgiu a ideia para desenvolver um projeto em conjunto com o professor de Lógica da turma, Josemar de Siqueira. Assim, as crianças terão a oportunidade de trabalharem com esta tecnologia de ponta.