Projeto de Química envolve os alunos do 1º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 4 Oct 2016

A tabela periódica foi construída por vários químicos e, a partir dessa ferramenta, o conhecimento de química adquiriu certa “ordem” e favoreceu o entendimento daqueles que se interessaram e se interessam pelas maravilhas dos elementos químicos. Foi a partir dessa constatação e de muitas observações, que a professora de Química do 1º Ano do Ensino Médio, Luciane Soares, sempre em busca de novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, propôs que os alunos criassem um jogo sobre a tabela periódica. Os objetivos elencados foram muitos, tais como: compreender a classificação periódica dos elementos químicos; utilizar a tabela periódica como fonte de consulta; diferenciar substâncias simples, compostas, misturas e elementos químicos; aplicar o conhecimento sobre propriedades físico-químicas; ampliar o conhecimento sobre modelo atômico; propiciar um meio que induzisse o raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do conhecimento. O trabalho, realizado em equipe, consistiu na criação de um jogo educativo que poderia ser: jogo de tabuleiro, memória, bingo ou outro a escolha do grupo. Os alunos tiveram que construir as peças do jogo, cartas, tabuleiro, cartelas, as instruções contendo objetivo, regras, pontuação e o como se vence o jogo; e, também a embalagem, contendo o nome do jogo e dos autores. Na avaliação dos alunos, foi uma atividade estimulante e que promoveu aprendizagem:

“O nosso grupo achou o projeto bem interessante, uma vez que podemos aprender a matéria de forma mais divertida”. (Bárbara Lago, Júlia Mafra, Samantha Wells e Sara Vasconcellos - 1o B)

“Nós achamos esse projeto muito divertido, produtivo e criativo. Fizemos um jogo, que é algo que gostamos e que podemos aprender muito, além de testar nossos conhecimentos. Deu trabalho, mais valeu a pena!” (Caroline Britski, Cecília Torres, Nicole Gomes e Sofia França - 1o B)

“Nós gostamos de jogar, pois foi uma experiência diferente das aulas teóricas e práticas. Jogamos de modo divertido e aprendemos muito. Gostamos de fazer o trabalho, pois nunca tínhamos feito algo parecido antes em Química”. (Laura Lazaro, Laura Fernandes, Laura Soledad e Juliana Fantin - 1o A)