4º Ano aprende sobre os valores cultivados pelos atletas

Unidade: Brasília | 23 Sep 2016

A turma do 4º Ano está estudando o livro O pequeno Samurai. O livro retrata uma linda história de superação, onde o personagem deixa a vida no Japão e muda-se para o Brasil. Durante toda a história, o personagem precisa vencer as dificuldades surgidas com essa mudança. O livro traz também muitos aspectos sobre a vida de um samurai.

Pensando nisso e no clima de olimpíadas no Brasil, a professora Lorena Rodrigues convidou o atleta amador e professor de karatê, Douglas Milhomem, para fazer uma apresentação e contar o seu exemplo de vida. Iniciou os treinamentos com apenas 4 anos de idade e hoje, com 18 anos,  luta profissionalmente, é professor e dedica aos estudos. No esporte, transforma a rigidez da luta em disciplina e controle das próprias emoções e impulsividade. O atleta falou sobre os treinos, o respeito entre os lutadores e o aprendizado que adquire quando perde ou ganha uma luta. Mostrou algumas medalhas que ganhou em competições de karatê.

Os alunos ficaram muito atentos a tudo que foi dito e fizeram muitas perguntas. O aluno Enzo Baptista externou a curiosidade acerca da maneira que o atleta se concentra antes das competições e Douglas respondeu que costuma estudar seus adversários, mas, acima de tudo, é preciso controlar a própria ansiedade. Ao final, fez uma pequena demonstração pra os alunos.

A professora continuou a atividade com uma redação explorando o que se pode aprender com atletas de artes marciais. “Foi um momento de muito aprendizado no qual a turma do 4º Ano demonstrou maturidade para tratar do assunto em questão”, declarou a professora.