Infantil 4 aprende a usar a tesoura

Unidade: Uberlândia | 22 Sep 2016

As professoras do Infantil 4, Alessandra Fernandes e Márcia Silva, iniciaram o trabalho de desenvolvimento psicomotor, especificamente a motricidade refinada, utilizando as tesouras.

Inicialmente, foram apresentados diversos tipos de tesouras e suas funções: a tesoura de cozinha, utilizada para preparar alimentos; a tesoura para cortar cabelos; a própria para cortar tecidos; a especial, de pontas arredondadas para cortar as unhas dos bebês; a tesoura da professora e, surpresa! A tesoura própria dos alunos: pequena e com ponta arredondada!

As crianças utilizaram para cortar papel e em outros momentos cortaram franjas em cartolinas, “espaguete” de massinha de modelar e realizaram outras atividades criativas.

“As crianças se encantaram ao experimentar novas possibilidades com a tesoura e este aprendizado é um pré-requisito importante no processo de alfabetização. E tão bom conhecer e descobrir brincando!”, disse  Alessandra Nascimento, professora regente.

“Ver a alegria e a empolgação dos alunos utilizando a tesoura foi lindo. Percebi que sentiram-se felizes sabendo que as professoras, após as explicações devidas, confiaram em que as utilizariam com responsabilidade. Por mais simples que esta atividade possa parecer, para eles é como vencer  um grande desafio”, declarou a docente de apoio, Karen Cristine Machado Barbosa.