4º Ano visita o aterro sanitário de Uberlândia

Unidade: Uberlândia | 22 Sep 2016

Para cumprir com um dos objetivos dos conteúdos de Ciências e Geografia - Recursos Naturais e História: O destino do lixo, os alunos do 4º Ano visitaram o aterro sanitário de Uberlândia. Lá eles aprenderam como funciona a coleta de lixo, tempo de decomposição dos materiais descartados e também refletiram sobre a situação do lixo na cidade.

A turma foi recebida pela engenheira ambiental Alana Frazão, que explicou sobre o funcionamento do aterro – 24h/dia – que o chorume é enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto, próxima ao aterro para ser tratado e não contaminar água e solo. Ela falou como a área é preparada para receber o lixo e  informou sobre algumas exigências dos órgãos ambientais em relação à existência e manutenção dos aterros.

A engenheira mostrou ainda a usina instalada no aterro para produção de energia, a partir do biogás produzido pela decomposição do lixo orgânico. A energia produzida nesta usina é vendida à CEMIG, com capacidade para atender 60.000 habitantes.

“Levar os alunos ao aterro foi muito importante. Além de conhecerem um pouco mais sobre o processo da coleta do lixo e aprenderem sobre o seu aproveitamento na produção de energia, foi mais uma oportunidade para todos nós repensarmos sobre o consumo consciente, que cada um pode fazer a sua parte, contribuindo para a menor produção de lixo possível”, explicaram as docentes Daniela Nunes e Analy Ranuzi.