Aula contextualizada de Geografia Cultural no 3º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2016

Através do relato da experiência do geógrafo Samuel Ribeiro, os alunos do 3º Ano, tiveram a oportunidade de aproximarem-se da Irlanda de muitas formas. Foram apresentados a eles os aspectos geográficos que caracterizam o país, as características culturais que hoje estão disseminadas em outras partes do mundo e a descrição de hábitos e costumes que permeiam a sociedade irlandesa.

Analisou-se a construção dos muros na Irlanda do Norte que são representativos da disputa entre católicos e protestantes e que vai além do plano religioso, atingindo a esfera política e territorial. O início das construções ocorreu ao final da década de 1960 e sempre foi alvo de muita polêmica. Os alunos também tiveram a oportunidade de refletir sobre a relação dos irlandeses com o muro e como isto repercute nas relações sociais.

Segundo a professora de Geografia, Suely Takahashi, o objetivo de contextualizar o posicionamento da Irlanda versus o Reino Unido em relação ao Brexit foi cumprido de forma muito satisfatória.