Do Mineirão à Câmara Municipal: 7º Ano investiga a história de Belo Horizonte

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2016

Os alunos do Colégio Logosófico se mobilizaram em um trabalho de campo com o objetivo de desvendar importantes centros de esportes, cultura e cidadania de nossa cidade. O projeto das disciplinas de Informática e História, colocou o Museu de Artes e Ofício, o Mineirão e a Câmara dos Vereadores na rota e deu aos estudantes a missão de produzirem um telejornal com o material colhido pelos jovens. Além de 61 alunos, o trabalho de campo contou com a presença de Mayra Aráujo, diretora pedagógica, Daniella Lessa, coordenadora pedagógica, Guidyon Augusto, monitor de História e Rafael Oliveira, professor da disciplina.

Para Mayra Araújo, “quando os alunos recebem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de forma prática, têm a prerrogativa de atuar no mundo em que estão inseridos com mais consciência. Observei que os adolescentes foram estimulados a refletir sobre as necessidades do povo e da cidade. A atividade contribuiu para despertar nos alunos o interesse e responsabilidade diante dos problemas observados ao longo do estudo e da atividade de campo”.

Na mesma linha, Daniella Lessa analisa: “é muito importante conhecer a história de sua cidade para torná-la parte de si! Ou seja, ao conhecer, nos apossamos dos direitos e também dos deveres que devemos à nossa cidade. Só assim podemos interferir, contribuindo positivamente”. Além disso, a coordenadora pedagógica reforça o desempenho positivo dos estudantes. “Os alunos aproveitaram essa oportunidade de maneira excepcional: perguntando e estando atentos às explicações de monitores e técnicos que nos receberam e demonstrando que, quando preparados, temos a condição de desfrutar intensamente”.

Os professores Carla patrícia Campos (Informática) e e Rafael Oliveira (História) parabenizam os participantes do projeto e valorizaram o interesse constante do Colégio em promover a prática dos conceitos trabalhados em sala de aula.