Alunos do 8° Ano analisam filme de ficção científica em aula de Ciências

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2016

Durante duas aulas de Ciências, os alunos do 8º Ano assistiram a um filme americano de ficção científica, chamado Gattaca. O filme aborda as preocupações sobre as tecnologias reprodutivas, que facilitam a eugenia(*) e as possíveis consequências de tais desenvolvimentos tecnológicos para a sociedade.

Nesse filme, os alunos puderam observar alguns aspectos relacionados a herança genética, social, financeira e principalmente refletir sobre a herança de si mesmo.

Ao final da exibição de Gattaca, os alunos fizeram foram estimulados a anotaram os aspectos que mais se ressaltaram nesse exercício. Concluíram que, apesar da evolução tecnológica, o homem continua preconceituoso, vaidoso, limitado para pensar, continua a acreditar em padrões preestabelecidos, etc. Concluíram também que todos devemos lutar por nossos sonhos, nossos propósitos e realizar esforços de forma consciente para alcançá-lós.

Os alunos ficaram concentrados durante toda a exibição e ansiosos para o desfecho do filme, entusiasmando-se com as questões abordadas.

(*) Eugenia: ciência que se ocupa com o estudo e cultivo de condições que tendem a melhorar as qualidades físicas e morais de gerações futuras, especialmente pelo controle social dos matrimônios (Michaelis)