Alunos da Unidade Funcionários realizam hasteamento da bandeira especial

Unidade: Funcionários | 12 Sep 2016

No dia 8 de setembro, foi realizado um hasteamento da bandeira especial, comemorativo do dia da independência. Uma festa! Todos os alunos reunidos no pátio central acompanharam com atenção as reflexões da diretora Liara Salles, que destacou como o nosso país é resultado não só das nossas belezas físicas, dos recursos naturais de nossa terra, mas especialmente de nossos ideais, de nossas famílias, de nossas escolas, das instituições que formamos: de nosso povo!

Ela destacou também a alegria da equipe docente do Colégio ao constatar que nossos alunos são cada dia mais livres, que pensam e atuam com mais consciência. Recordou ainda o que aprendeu com González Pecotche, fundador do Colégio e disse: “Em todas as épocas que a humanidade atravessou, nada deu mais categoria e prestígio aos povos civilizados que o desenvolvimento de sua capacidade de estudo. Vocês fazem parte do nosso Brasil e como cidadãos, quanto mais estudem, quanto melhores sejam, melhor será o nosso Brasil...”

A atividade continuou com a apresentação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de suas reflexões:

O BRASIL

O Brasil é um país maravilhoso! Belas paisagens e pessoas que possuem um enorme coração.

É um país cheio de vida e alegria.

É bonito e bastante agradável. O povo é caloroso e receptivo. O Brasil tem um grande potencial!

Mas, falta organização e todos nós temos parte nisso. Então, por onde começar?

Eu gosto do meu país, apesar de muitos problemas que precisam ser corrigidos. Enquanto muitos reclamam e criticam o Brasil, poucos são os que tentam mudar.

Não devemos focar apenas no negativo. Nós, cidadãos brasileiros, precisamos aprender a apreciar as qualidades do país onde vivemos.

Sinto imensa gratidão por ter nascido brasileiro e me sinto responsável por melhorar meu país.

Penso que no Brasil existem muitos problemas relacionados a corrupção. Temos que enxergar dentro de nós mesmos e ver o que podemos fazer para melhorar. Queria que o Brasil melhorasse e se tornasse referência. A minha responsabilidade com o Brasil é grande! Tenho que mudar para mudar o meu país!

Devemos repensar nossos valores de modo que isso beneficie o coletivo. Nas escolas, ensinar esses valores para termos os melhores resultados com as crianças.

O Brasil tem potencial para melhorar, mas é preciso aprender com os erros e não persistir neles. Eu gostaria de sentir que vivo em um país que está sempre melhorando. Para isso eu devo aprender com os meus erros e procurar acertar e devo incentivar aos outros a fazerem o mesmo!

Nosso país tem muitos problemas, mas não deveríamos generalizar para toda a população. Muitos brasileiros são honestos, felizes e representam positivamente nosso país.

A responsabilidade que sinto em relação ao Brasil é de melhorar como pessoa a cada dia!

O Brasil tem problemas como todos os outros países. Não somos melhores que os demais, tampouco piores. Do meu país eu sinto orgulho, porque, apesar de tantos problemas, sei que venceremos todas as dificuldades.

A melhora no país deve partir do cidadão! Como cidadã tenho a responsabilidade de estudar muito para me afastar, cada dia mais, da ignorância e poder propagar conhecimentos positivos na sociedade!

Sinto vontade de viver, de cuidar do meu país e lutar por ele. Como cidadã brasileira, sinto responsabilidade por mudar o que há de ruim em nossa cultura. Ser honesta, lutar pelo bem e ensinar aos meus futuros filhos uma conduta elevada, é o que posso fazer!

Depois dessa atividade os adolescentes foram para o salão de atos onde foi lançado um importante projeto da HONESTIDADE. Em breve falaremos sobre ele!