4º Ano aprende sobre empreendedorismo

Unidade: Chapecó | 22 Aug 2016

Desde o início do ano de 2016, o 4º Ano, das professoras Kamila Pavi e Solange C. Arruda, está aprendendo sobre o empreendedorismo através do projeto Histórias de Empreender.

Para alcançar com os objetivos propostos a turma vem lendo e conhecendo histórias de pessoas que são exemplo de empreendedorismo.

Para dar início ao projeto foi apresentada a história do americano Dylan Siegel, de 7 anos, que escreveu o livro É tão chocolate. Em seguida, a turma conheceu a história da brasileira Bel Pesce, que aos 17 anos foi estudar no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e criou uma empresa de tecnologia, a Lemon (aplicativo digital para finanças pessoais). Onde está o empreendedorismo nessas histórias?  Os alunos foram convidados a pensar.

Em seguida, a turma recebeu em sala o empresário e estudante de Logosofia, Nelson Eiji Akimoto, que possui várias características empreendedoras, como iniciativa, inovação e possui participação comunitária e de responsabilidade social.

A aluna Julia M. Petkow, 9 anos,  entendeu que “quando queremos empreender, primeiro temos a ideia e depois devemos ir tentando fazer. Se não der certo na primeira vez, temos que ver o que deu de errado, melhorar e tentar de novo”.

O aluno Rafael M. Stakonski, 9 anos, relatou que  “antes de realizar é necessário planejar e ter criatividade”.

Já a aluna Helena A. Jimenez explicou que “é preciso ter iniciativa, trabalhar em equipe e assumir riscos, porque se assumimos riscos temos a oportunidade de fazer algo melhor”.

Após esta atividade a turma estudou o livro A decisão das decisões, de Sérgio Lorenzet, no qual as crianças observaram atitudes empreendedoras como decisão, vontade, união, esforço, planejamento, criatividade, respeito e alegria. Em seguida, o autor da história e a ilustradora, Marlowa P. Marin, visitaram a turma contando como “nasceu” o livro e oportunizaram uma sessão de autógrafos.

Como colocar em prática tudo o que os alunos estão aprendendo? As crianças  decidiram planejar, fabricar e vender bolinhos de chuva na escola. Além de cultivar valores relacionados ao empreendedorismo, a turma calculou gastos, custo, quantidade e troco e ainda pode se esforçar para vencer a timidez e trabalhar a expectativa durante todo o processo.

As crianças analisaram “seu sentir” após a atividade. O aluno Ricardo B. Rossi, 11 anos, manifestou que “cultivou o esforço e a vontade”. A aluna Gabriela B. Ludwing, 9 anos,  falou: “fiquei muito alegre, ansiosa e com um pouco de medo. Mas no final, fiquei muito feliz que tudo deu certo e com o lucro da venda dos bolinhos”. O aluno Victor F. Jacoski, 9 anos,  falou que “na próxima quero tentar vencer o que fiquei com dificuldade nessa, como contar o troco rápido e não ficar envergonhado”.

A professora regente da turma, Kamila, finaliza: “Continuaremos conhecendo mais ‘histórias de empreender’ e colocando em prática tudo o que estamos aprendendo, para que estas virtudes e tantas outras possam ser sedimentadas para a vida.”