Atividade deliciosa introduz o conteúdo de "Frações" no 6º Ano

Unidade: Funcionários | 4 Aug 2016

Antes de finalizar o 1º semestre, ao saber que o próximo conteúdo a ser estudado seria frações, uma aluna disse: “Professora, eu não gosto de frações. É sempre tão difícil!”

Então, durante as férias, a professora Ana Flávia Stochiero Duarte pensou em uma forma atraente de iniciar o estudo, para afastar os pensamentos contrários ao aprendizado de um conteúdo tão importante e presente no cotidiano de todos. Como viver sem conhecer e saber operar com frações?

Partindo desse objetivo, foi planejada a aula com o uso de barras de chocolate para introduzir o conteúdo e lançadas algumas perguntas para que cada aluno recordasse o que já estudou sobre o tema frações. Informalmente, foram esclarecidos conceitos que vão favorecer as próximas lições sobre o assunto. Nos desafios elaborados pela professora, os alunos puderam usar a barra de chocolate para realizar os cálculos e facilitar a solução. Dessa forma, todos aproveitaram muito a aula e viveram um momento muito feliz, esforçando-se para cultivar a paciência, até o momento de comerem o chocolate.