Turmas do 4º e 5º Ano realizam um projeto de robótica e constroem pequenos robôs

Unidade: Goiânia | 3 Aug 2016

As turmas do 4º e 5º Ano realizaram um projeto de grupos de robótica para criação de pequenos robôs ambulância. Os alunos viveram uma experiência de robótica associando-a à geometria, ecologia, trabalho em equipe, liderança, criatividade, organização de pensamentos e superação de frustrações.

A atividade foi feita em trios com o objetivo de criar e realizar um projeto detalhado de um robô ambulância cujas luzes piscassem de forma intermitente. Este projeto foi orientado e articulado pelo professor de Robótica.

Cada integrante do trio teve um papel específico no projeto e precisou trabalhar em unidade para que o mesmo pudesse ser concluído.

Com a equipe do SOE foi realizada uma dinâmica da torre de copos, reforçando a importância do trabalho em equipe e a superação de dificuldades. Em conjunto com a professora de Artes, foi orientada e realizada a criação do projeto e corpo físico da ambulância-robô com reaproveitamento de materiais. Nas aulas de robótica, além da parte funcional do robô, foram planejadas e avaliadas cada uma das etapas deste projeto bem como o desempenho de cada uma das equipes. No último dia letivo foram realizadas as montagens do corpo dos robôs com a parte de robótica criada em laboratório, concluindo o projeto.

“Admiro sempre quem põe em todos seus atos o empenho, a boa vontade e o grande anelo de superação, buscando ser a cada momento e em cada circunstância o responsável direto dos mesmos. Quando o homem trabalha inspirado no bem e na superação, deve cuidar muito de que nada afete a outros por sua causa.  Esta deve ser uma de suas preocupações básicas, toda vez que empreenda uma obra e exista alguém mais além dele, para trabalhar nela e realizar a obra empreendida.  Desta forma, se colocará no conceito geral tal como anela e como lhe terá ditado seu coração.  Penso que esta é uma das maiores responsabilidades, a que faz manter uma vigilante atenção, mais sobre o que pudesse afetar aos demais, do que a si mesmo; e isto, não somente nas obras que se empreendem, como também nos movimentos que se leva a cabo em todos os passos da vida diária.” Introdução ao Conhecimento Logosófico, página 218 § 2