Familiares participam da atividade “Vou Brincar” com palestra de Leticia Kuerten

Unidade: Florianópolis | 22 Jun 2016

Vamos brincar! Com este convite, pais e familiares dos alunos do Colégio Logosófico – Unidade Florianópolis participaram do sábado letivo, dia 4 de junho. A manhã começou com a confraternização de todas as turmas na cantina para o lanche.

Depois, as crianças seguiram para as salas e os familiares assistiram à palestra de Leticia Kuerten, autora do livro Vou Brincar, que é um fichário que descreve 20 brincadeiras com materiais simples.

A proposta foi incentivar o convívio familiar, o cultivo dos sentimentos e entretenimento criativo, além do estímulo sensorial, intelectual e imaginativo das crianças e também dos adultos.

Leticia, que tem quatro filhos, conta que a ideia do livro surgiu da vontade de compartilhar sua pesquisa sobre brincadeiras antigas e também as criações de algumas atividades para suas crianças.

“Precisamos deixar um pouco de lado o verbo ‘jogar’ para substituir pelo ´brincar´”, destaca Leticia, referindo-se à preferência dos crianças pelos jogos eletrônicos.

Terminada a palestra, os familiares seguiram para os diversos espaços do Colégio para se dedicarem a brincar com as crianças, orientados pelos professores que, em maio, também participaram da palestra-oficina de Leticia.

Todos se divertiram fazendo bolinhas com papel jornal, caretas no espelho, procurando pequenos objetos em potes cheios de feijões, entre outras atividades propostas pelo livro.

Acima de tudo, pais e alunos tiveram a oportunidade de cultivar os valores que aprendem no Colégio logosófico, como ensina González Pecotche “…a formação  ética de uma pessoa depende de certos fatores e, muito especialmente, do cultivo que faça de suas qualidades morais e sensíveis. A ética não teria finalidade ou, melhor ainda, não cumpriria seu verdadeiro objetivo social, se não contivesse os elementos básicos que a tornam possível, a saber: elevação de propósitos, tolerância, paciência, obsequiosidade sincera, naturalidade no trato, afabilidade, prudência e tato nos juízos que se emitem sobre terceiros. Arrematando esse enunciado ético, diremos também que, acima de tudo, haverá de reinar a cortesia como expressão de afeto e de respeito e, do mesmo modo, o pensamento conciliador, que consolida a mútua consideração e entendimento.”