Unidade Florianópolis adota kit com mais de 6 mil peças para ensinar a pensar e solucionar

Unidade: Florianópolis | 16 Jun 2016

Os alunos do Colégio Logosófico – Unidade Florianópolis conhecerão, em breve, o kit Atto, com 6.011 peças de plástico, entre placas, parafusos, encaixes e outros formatos. Neste mês de junho, os professores estão participando de oficinas de capacitação deste kit, recém-adquirido pelo Colégio.

O curso foi ministrado por um dos criadores, Mauro Saretta, professor, que integrou a equipe de formulação dos vestibulares da Acafe por quase 20 anos.  Ele destacou as múltiplas possibilidades de uso desde na Educação Infantil, atendendo às necessidades estruturais construtivas, mecânicas e funcionais de cada turma e atividade programada. Através do uso para construções, descobertas, experimentações e criações, pode-se explorar aspectos de praticamente todas as áreas disciplinares como Matemática e Biologia por exemplo, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor, da linguagem, perceptivo  e como meio facilitador da compreensão dos conceitos logosóficos.

Durante a oficina, Saretta propôs para cada professor construir uma mesa. Os docentes viram, na prática, como a atividade se torna um estímulo para pensar e solucionar a questão proposta.

A docente Patricia Portella, do 3º Ano do Ensino Fundamental, observou que os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, utilizando as peças Atto, preparam os alunos não apenas para serem usuários de ferramentas tecnológicas, mas também para desenvolver habilidades de observação, análise, raciocínio lógico, criando e recriando formas, manuseando e experimentando.

“Em atividades significativas e contextualizadas pelo educador, através da expressão oral e da socialização, os alunos ainda poderão descrever suas construções trocando ideias e experiências, sempre atentos aos processos mentais e sensíveis que ocorrem em cada um, para alcançar a compreensão de que tudo o que fazemos tem origem nesses processos internos”, destacou Patricia.

Em breve, daremos notícias das atividades desenvolvidas com as crianças!

Assista ao vídeo com o professor Mauro: