Fundamental 2 assiste palestra de dois atletas brasileiros

Unidade: Brasília | 15 Jun 2016

Os atletas Ana Pompeu, de ginástica rítmica, e Rubens Pompeu, de canoagem, (pai e filha) estiveram no Colégio no dia 1° de junho para compartilharem com os adolescentes a história do esporte que escolheram praticar e a própria vida. Os dois já representaram Brasília e o Brasil em diversas competições.

Ana apresentou a história da ginástica rítmica e os aparelhos que a prática desse esporte exige; tais como fita, arco, bola, massa etc. Contou que esse esporte é praticado apenas por mulheres e que elas precisam realizar movimentos corporais em harmonia com a música que escolheram. Mostrou, também, vídeos de algumas competições. As apresentações das ginastas encantou a todos. Durante a sua fala ela mostrou como o empenho e a perseverança são essenciais para a realização deste esporte.

Hoje, Ana Pompeu já não compete mais, ela é árbitra em competições. Para realizar essa tarefa, os alunos puderam identificar o valor da observação atenta.

Rubens Pompeu é atleta de canoagem desde 1985 e já participou de 205 competições ao longo de sua vida. Já foi campeão brasiliense por 15 anos e da travessia do Rio Araguaia 21 vezes. Foi campeão brasileiro em 4 modalidades da canoagem: velocidade, maratona, oceânica e caiaque pólo.

Hoje, Rubens faz parte do grupo técnico da equipe brasileira de canoagem que nos representará nas Olimpíadas 2016 e compartilhou com os adolescentes muitas de suas lutas na sua trajetória dentro do esporte.

Ele também contou sobre a história da canoagem e esclareceu sobre os equipamentos básicos de segurança. Ele ainda chamou a atenção de todos para os atletas Isaquias Queiroz e Ana Satila; os dois nos representarão nas Olimpíadas e têm grandes chances de medalhas.

Quando a tocha olímpica passou por Brasília, Rubens foi o atleta que a transportou de caiaque dentro do Lago Paranoá, um momento emocionante e que pôde relatar aos alunos. No final, mostrou a tocha olímpica, despertando muito interesse em todos!

A palestra desses dois atletas permitiu que os alunos conhecessem mais a fundo esportes pouco valorizados em nosso país, possibilitando que os adolescentes deixassem o foco que existe no futebol de lado para observar a beleza de outras modalidades esportivas.