4º Ano estuda sobre estimativa e realiza concurso

Unidade: Chapecó | 15 Jun 2016

Quantos metros tem aproximadamente a sala de aula? E o campo de futebol? Quanto gastarei aproximadamente para comprar um quilo de maçãs, mais um quilo de bananas? Quanto mede a quadra do Colégio?

Ao estudar sobre estimativa, os alunos do 4º Ano resolveram problemas que envolveram a elaboração de diferentes estratégias de cálculo aproximado. Na sequência, as professoras Kamila P. Pavi e Solange C. Arruda pensaram em reunir os conteúdos de História, Geografia e Ciências com a Matemática. Como? Utilizando o estudo da região sul do Brasil e sua flora: as araucárias.

Após estudar a história dessa planta, as regiões onde é encontrada e as suas características físicas, os alunos tinham um desafio a resolver: estimar quantos pinhões havia, aproximadamente, em uma pinha que a professora Kamila, regente da turma, apresentou. A atividade estendeu-se para toda a escola: pais, alunos e professores poderiam participar dando sua opinião.

Na etapa final, os alunos da turma abriram a pinha e ao contar, se surpreenderam com o resultado: 162 pinhões! Muitos manifestaram: “Nossa professora, passei ‘longe’!”.

Foi uma atividade estimulante para as crianças, pois elas puderam explorar diferentes ideias matemáticas referentes às noções de estatística, de forma prazerosa e observaram a Matemática inserida na vida.

Após verificarem as estimativas dos participantes do Concurso, a turma foi até a sala do 2º Ano entregar a premiação à aluna Rafaela Moscheta Miotto, que colocou o número que mais se aproximou do número de sementes da pinha.