Aprendendo sobre o aproveitamento do tempo, o 3ºA faz Torta de Morango

Unidade: Funcionários | 13 Jun 2016

A professora Adrileia Guelber leu para os alunos o livro Dá tempo de fazer tudo, das autoras Marina S. Lemos e Tatiana Camargos. Na história contada, a mãe dos meninos Felipe e Fernando dá sugestão de eles fazerem uma torta de morangos, depois de terem realizado todas as tarefas escolares e brincado um pouco. Então eles preparam a torta, assim que aprendem como aproveitar bem o tempo.

No dia seguinte, a professora disse aos alunos que havia pensado com muito carinho na conversa que tiveram sobre o tempo e que enquanto estava fazendo compras no sacolão, lembrou-se de seus alunos e comprou os ingredientes para fazer uma torta de morangos com eles, como aconteceu no livro. Os alunos vibraram de alegria! Todos estiveram com atividades durante o preparo da torta, acompanhando o tempo através do relógio: tempo de descanso dos morangos no produto para desinfetá-los, tempo para bater o chantilly na batedeira, tempo para ficar na geladeira e o tempo certo para darem conta de fazer a torta e desfrutá-la no mesmo dia.

A professora aproveitou o fato de que os alunos têm um relógio de ponteiros sobre a carteira, onde, sob seu comando acertam os relógios e dizem as horas, preparando-se para a próxima atividade. A aula prática foi um estímulo para que os alunos compreendessem a importância do aproveitamento do tempo e aprendessem também, a serem amigos do tempo, adiantando-se a ele, ou seja, não deixando para depois o que se pode fazer no momento.

O aluno, Ian Soares, teve a iniciativa de pedir à mãe para comprar os ingredientes da torta para fazê-la em casa para sua família. E assim o fez. Ele aprendeu direitinho a receita que a professora ensinou em sala!

O aluno, Elmo Patrus, valorizou o uso do relógio de pulso, com ponteiros e tem ido para ao colégio usando um. Todos os alunos continuam o exercício de acompanharem as horas diariamente. Agora, com mais importância e mais significado!

Culminando esse trabalho, a professora pediu que as crianças anotassem no caderno duas receitas: receita de Torta de Morango e receita de “Amigo do tempo”

Receita de Torta de morango

Ingredientes:

2 caixas de morango

1 lata de creme de leite

150 gramas de suspiro

2 pacotes de chantilly em pó

Modo de fazer:

Lavar bem os morangos. Bater na batedeira o creme de leite sem o soro, com os 2 pacotes de chantilly, até ficar cremoso.

Picar os morangos e distribuir numa forma as camadas: chantilly, morango, suspiro, chantilly... até acabar todos os ingredientes.

Levar na geladeira por 1 hora e servir.

Receita de “Amigo do tempo”

Ter organização

Cultivar a paciência

Planejar o que quer fazer