Turmas do 4º e 5º Ano vivenciam rica experiência no Instituto de Artes da UnB

Unidade: Brasília | 2 Jun 2016

Nas aulas de Artes Visuais, as turmas do 4º e 5º Ano aprenderam sobre a história da gravura e suas diferentes modalidades, como a xilogravura, a litografia e a gravura em metal. Nas atividades práticas, eles confeccionaram carimbos e gravuras em isopor, imitando a técnica da xilogravura.

Uma das peculiaridades da gravura é a repetição de uma mesma imagem ao realizar impressões de uma mesma matriz. A professora de artes, Juliana Zenni, ressaltou a importância de repetir com inteligência e trouxe analogias do dia a dia dos alunos: ao repetir ações de bem podemos sempre aprimorar nossas atitudes.

A visita ao ateliê de gravura do Instituto de Artes da UnB foi uma grande oportunidade para enriquecer este trabalho, pois os alunos conheceram pessoalmente o ambiente, as ferramentas e os equipamentos profissionais de gravura. Além disso tiveram a chance de conversar com o professor e artista plástico Luiz Gallina e apreciar suas obras de arte. Os alunos ficaram fascinados ao ver o processo de impressão de uma matriz de madeira. O professor mostrou para os alunos a série de gravuras “Paisagens Brasilienses”, e relatou como foi viver em Brasília na década de 70 e 80; falou das motivações para realizar esta série.

Esta visita aproximou os alunos ao cenário cultural da cidade e despertou neles a importância da arte.