Turma da Valentia descobre como separar as substâncias da água

Unidade: Uberlândia | 23 May 2016

Na aula de Ciências, as crianças da Turma da Valentia foram ao laboratório para observar, usando a lupa, as substâncias que ficaram na placa de Petri depois da evaporação da água. Na aula anterior elas observaram 4 misturas: água com corante, água com sal, água tratada e água destilada.

Os alunos puderam ver os cristais do sal, o corante, as impurezas da água tratada e a limpeza da água destilada. Elas entenderam que com a evaporação podem separar as substâncias que foram anteriormente misturadas à água.

De acordo com as professoras Tatiana Salete, Sara Mendonça e Fernanda Vasconcelos , a atividade criou condições para que os alunos entendessem a evaporação como um processo para separar o que está dissolvido na água e para que identificassem a presença de sais minerais dissolvidos na água tratada.