Turno Estendido aprende sobre a artista Frida Kahlo e sua relação com as cores e texturas

Unidade: Brasília | 23 May 2016

A professora Daiana Camila da Silva apresentou aos alunos das turmas 3 e 4 do Horário Estendido (1º ao 5º Ano) a artista Frida Kahlo e sua história de superação diante de seus problemas de saúde.

As crianças analisaram o volume, as linhas e as dimensões utilizando materiais reciclados para compor uma escultura. Foi desenvolvido um trabalho voltado para a desconstrução dos padrões de beleza existentes com a ajuda das características da artista e sua história de superação, diante toda a dificuldade enfrentada por ela e as características das bonecas japonesas Kokeshi. Os alunos utilizaram vários tamanhos de potinhos de iogurte e bola de isopor.

Durante a atividade a professora refletiu com os alunos sobre as nossas dificuldades, quantas vezes desistimos de algo por pequenos problemas, se colocamos os nossos problemas com proporções maiores do que o problema do colega. E assim foram intercambiando sobre o desânimo, impaciência, colaboração, superação e compreender que todos têm problemas e que devemos enfrentá-los com muita valentia.

Os alunos compreenderam a importância da colaboração, a troca de conhecimento e que a beleza estética é muito pequena e menos importante do que o amor e o respeito para com as pessoas. Assim, podendo associar ao agente do bem que respeita e colabora com as pessoas que convive para contribuir com uma convivência harmoniosa e prazerosa.