Turmas do 2º ao 5º Ano realizam apresentação para culminar etapa e comemorar o aniversário de Brasília

Unidade: Brasília | 13 May 2016

As turmas do 2º ao 5º Ano fizeram uma linda apresentação no auditório para comemorar o aniversário do Colégio e mostrar o trabalho realizado durante o 1º bimestre sobre o aniversário de Brasília e o tema bimestral Eu: Agente do bem.

As crianças apresentaram com muita alegria e o auditório estava lotado. Os pais saíram felizes e com certeza aprenderam muito com as crianças.

Durante a apresentação foi uma viagem no tempo: inicialmente foi enfatizado o passado, falando da construção de Brasília e o pronunciamento de Carlos Bernardo González Pecotche, no ano de 1962, sobre a criação dos Colégios Logosóficos. Depois, foi feita referência ao presente e apresentado o que as crianças viveram no bimestre. Por último, o futuro, referindo à união dos tempos.

Vejam um breve resumo das apresentações:

2º Ano: Plantou margaridas no jardim do Colégio. Junto com esta atividade, as professoras explicaram para as crianças que assim como as margaridas precisam de cuidados para crescer e florescer (regar todos os dias, terra fofa e adubada, o calor do sol), a mente também precisa de cuidados para que germine nela pensamentos úteis e que nos façam felizes. Mostrou para as crianças “ervas daninhas” no jardim e o porquê elas devem ser arrancadas, pois prejudicam as demais plantas. Na nossa mente, as ervas daninhas seriam os pensamentos negativos, os quais devem ser retirados e colocados pensamentos bons no lugar.

3º Ano: Dedicou o estudo ao “bem” que devemos praticar no nosso planeta. Foram feitas conversações com as crianças sobre a atitude das pessoas ao poluírem o planeta, e que essa responsabilidade é de cada um de nós. Quando praticamos o bem para com a natureza, estamos fazendo o bem para nós mesmos e para toda a humanidade. A responsabilidade está em nossas mãos, a mesma mão que polui, pode despoluir.

4º Ano: Estudou sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças causadas por ele: Dengue, Zika e Chikungunya. Durante o projeto, espalharam cartazes pelo Colégio, fizeram pesquisas e assistiram a uma palestra coordenada pela Dona Joelma (mãe do aluno Pedro Otto - 5º Ano). Paralelamente ao projeto, a docente fez a analogia sobre o uso do repelente. O repelente é usado para proteger as pessoas da picada do mosquito. E o que protege a nossa mente dos pensamentos negativos?  É o repelente mental, ou seja, são as defesas mentais, pensamentos de bem que devem permear a nossa mente.

5º Ano: Apresentou sobre o lindo projeto sobre os temas bullying e respeito. A docente refletiu com as crianças sobre o tema “bem”. Quando praticamos o bullying, estamos fazendo bem para nós mesmos? E para os demais? Ao final, cantaram a música:

Ninguém é Igual a ninguém

(Milton Karam)

Não queira ser aquilo que o outro

Não queira ser aquilo que o outro é

Nem que o outro seja, ora veja,

Tudo aquilo que você quer

Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !

Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !

A gente mesmo se inverte no espelho

O que reflete exatamente esse conselho

Não queira ser aquilo que o outro é

Não queira ser aquilo que o outro é

Nem que o outro seja, ora veja,

Tudo aquilo que você quer

Tem gente triste que anda mal-humorada,

Só vive resmungando, sem dar uma risada

Tem a nervosa que tá sempre irritada

Briga por qualquer coisinha, deixa a gente chateada

E a corajosa que enfrenta coisas novas

Fazendo a vida ficar menos dolorosa

Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !

Ninguém é igual a ninguém .. ainda bem , ainda bem !

Negro, branco, pardo ou amarelo

Alto, baixo, gordo ou magricelo

Moreno, loiro, careca ou cabeludo

Deficiente, cego, surdo ou mudo

Em tudo tem diferença, desde nascença

No que a gente é, no que a gente faz

No que a gente pensa

Todos tem diferença, desde nascença

A gente é o que é, a gente é demais, a lista é imensa

Viva a diferença!

Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !

Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !

Viva a diferença! Viva a diferença! Viva a diferença!