As turmas do 2º ao 5º Ano fizeram uma linda apresentação no auditório para comemorar o aniversário do Colégio e mostrar o trabalho realizado durante o 1º bimestre sobre o aniversário de Brasília e o tema bimestral Eu: Agente do bem.
As crianças apresentaram com muita alegria e o auditório estava lotado. Os pais saíram felizes e com certeza aprenderam muito com as crianças.
Durante a apresentação foi uma viagem no tempo: inicialmente foi enfatizado o passado, falando da construção de Brasília e o pronunciamento de Carlos Bernardo González Pecotche, no ano de 1962, sobre a criação dos Colégios Logosóficos. Depois, foi feita referência ao presente e apresentado o que as crianças viveram no bimestre. Por último, o futuro, referindo à união dos tempos.
Vejam um breve resumo das apresentações:
2º Ano: Plantou margaridas no jardim do Colégio. Junto com esta atividade, as professoras explicaram para as crianças que assim como as margaridas precisam de cuidados para crescer e florescer (regar todos os dias, terra fofa e adubada, o calor do sol), a mente também precisa de cuidados para que germine nela pensamentos úteis e que nos façam felizes. Mostrou para as crianças “ervas daninhas” no jardim e o porquê elas devem ser arrancadas, pois prejudicam as demais plantas. Na nossa mente, as ervas daninhas seriam os pensamentos negativos, os quais devem ser retirados e colocados pensamentos bons no lugar.
3º Ano: Dedicou o estudo ao “bem” que devemos praticar no nosso planeta. Foram feitas conversações com as crianças sobre a atitude das pessoas ao poluírem o planeta, e que essa responsabilidade é de cada um de nós. Quando praticamos o bem para com a natureza, estamos fazendo o bem para nós mesmos e para toda a humanidade. A responsabilidade está em nossas mãos, a mesma mão que polui, pode despoluir.
4º Ano: Estudou sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças causadas por ele: Dengue, Zika e Chikungunya. Durante o projeto, espalharam cartazes pelo Colégio, fizeram pesquisas e assistiram a uma palestra coordenada pela Dona Joelma (mãe do aluno Pedro Otto - 5º Ano). Paralelamente ao projeto, a docente fez a analogia sobre o uso do repelente. O repelente é usado para proteger as pessoas da picada do mosquito. E o que protege a nossa mente dos pensamentos negativos? É o repelente mental, ou seja, são as defesas mentais, pensamentos de bem que devem permear a nossa mente.
5º Ano: Apresentou sobre o lindo projeto sobre os temas bullying e respeito. A docente refletiu com as crianças sobre o tema “bem”. Quando praticamos o bullying, estamos fazendo bem para nós mesmos? E para os demais? Ao final, cantaram a música:
Ninguém é Igual a ninguém
(Milton Karam)
Não queira ser aquilo que o outro
Não queira ser aquilo que o outro é
Nem que o outro seja, ora veja,
Tudo aquilo que você quer
Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !
Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !
A gente mesmo se inverte no espelho
O que reflete exatamente esse conselho
Não queira ser aquilo que o outro é
Não queira ser aquilo que o outro é
Nem que o outro seja, ora veja,
Tudo aquilo que você quer
Tem gente triste que anda mal-humorada,
Só vive resmungando, sem dar uma risada
Tem a nervosa que tá sempre irritada
Briga por qualquer coisinha, deixa a gente chateada
E a corajosa que enfrenta coisas novas
Fazendo a vida ficar menos dolorosa
Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !
Ninguém é igual a ninguém .. ainda bem , ainda bem !
Negro, branco, pardo ou amarelo
Alto, baixo, gordo ou magricelo
Moreno, loiro, careca ou cabeludo
Deficiente, cego, surdo ou mudo
Em tudo tem diferença, desde nascença
No que a gente é, no que a gente faz
No que a gente pensa
Todos tem diferença, desde nascença
A gente é o que é, a gente é demais, a lista é imensa
Viva a diferença!
Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !
Ninguém é igual a ninguém... ainda bem , ainda bem !
Viva a diferença! Viva a diferença! Viva a diferença!