Por meio do estudo do tema anual Transformando o mundo a partir de si mesmo, os alunos do 6º ao 9º Ano se voltaram para a observação do ser interno.
Primeiramente, junto aos professores representantes de cada turma, construíram o inventário individual. Nele, identificaram virtudes, deficiências e sentimentos que cultivam. Em seguida, traçaram um arquétipo. Após conversações sobre a formação da individualidade, escreveram, nas aulas de Português, uma redação com o tema Quem sou eu?
Nas aulas de Informática intercambiou-se sobre o conceito de bem e, partindo da observação de si mesmo, tiveram de identificar os elementos que os levavam a atuar com esse bem. Foram estimulados a buscar vivências em que atuaram com o bem para montar um mural.
Após realizado todo esse processo, novamente junto aos professores representantes, os alunos buscaram agentes de bem dentre os familiares, os grandes inventores e, por último, dentre as personalidades de Brasília.
O aniversário de Brasília foi em abril e, como uma forma de homenageá-la, os adolescentes foram estimulados a pesquisar personalidades que fizeram o bem para a capital federal: um agente do bem do passado e um agente do bem do presente.
O 6º Ano escolheu o arquiteto Lelé (agente do passado) e o Grupo de Voluntariado Hospitalar Bula do Riso (agente do presente). O 7º Ano estudou a artista plástica Marianne Peretti (agente do passado) e a ambientalista Maya Terra (agente do presente). O 8º Ano selecionou, para estudo, a artista Dulcina de Moraes, que criou a primeira faculdade de artes de Brasília (agente do passado) e a guardiã de seu diário e figurinos nos dias de hoje, Kika de Moraes (agente do presente). Por último, os alunos do 9º Ano escolheram estudar o antropólogo Darcy Ribeiro (agente do passado) e o indígena Álvaro Tukano (agente do presente).
Mas não bastava identificar os elementos que constituem um agente do bem e não atuar. Por isso, cada turma montou um projeto para fazer o bem para a comunidade brasiliense; a comunidade mais próxima e a mais distante.
O 6º Ano escolheu o tema Adoção Consciente de Animais e montou um telejornal que foi apresentado para todas as turmas da escola. O 7º Ano quis dar uma aula para as crianças do Fundamental I e, para tal, escolheram o tema Preservação Ambiental. Os alunos do 8º Ano produziram panfletos sobre o mosquito Aedes Aegypti e seguiram pela quadra da escola, batendo de porta e porta, para alertar aos moradores sobre as doenças provocadas por ele. Por fim, o 9º Ano produziu um audiobook de histórias infantis para crianças com deficiência visual.
As pesquisas e projetos de cada turma viraram banners. Eles foram produzidos nas aulas de laboratório de Informática e, no dia 28 de abril, na culminação do bimestre, os apresentaram para as famílias.
A exposição dos banners foi aberta com a apresentação de um vídeo de fotos de todas as etapas. Foi um final de manhã muito agradável e os adolescentes estavam felizes por mostrar aos familiares o que aprenderam com o projeto O Bem em Brasília.