Os alunos da Turma 1 (Infantil 2 e 3) do Horário Estendido são estimulados a cultivar o bem observando alguns tipos de plantas. Durante uma rodinha, a professora Roseli Luro falou que tinha uma surpresa linda e cheirosa e que todos iriam aprender muito com ela. Depois de um suspense... Eis que surgem na rodinha alguns tipos de plantas bem coloridas.
A professora pediu que todos observassem suas características: cheiro, cores, textura e tamanho, chamando a atenção para a disposição das pétalas, dos galhos e das folhinhas. “Vimos que cada parte da plantinha tem o seu espaço e que todas elas ficam bem juntinhas, uma respeitando a outra e colaborando, em perfeita harmonia, para formar o todo”, explanou a docente.
A professora brincou dizendo que se as plantas pudessem falar, com certeza, uma seria muito grata à outra, inclusive a florzinha da árvore do urucum, que possui espinhos na sua parte externa. “Comparei esses espinhos com aquela criança que chega mal humorada, brava e sem vontade de fazer o bem, que por qualquer motivo machuca os colegas como se espinhos tivesse. Expliquei que mesmo as plantas que possuem os espinhos (que tem sua função na planta), a árvore produz flores bem juntinhas e que isso acontece porque na natureza tudo é perfeito”, declarou Roseli.
Para concluir, todos fizeram várias atividades divertidas e interessantes, como pintura com a sementinha do urucum, pintura do pé de urucunzeiro utilizando esponja e montagem de uma florzinha do bem cujas pétalas trazem escritas algumas atitudes de bem.
“A felicidade é algo que a vida nos outorga através de pequenas porções de bem." González Pecotche