Durante aula de Matemática, em que os alunos do 3º Ano aprenderam a identificar a diferença entre figuras planas e não planas, as professoras Patrícia Marcato e Nirvana Arantes propuseram uma observação diferente!
Após manusearem variadas embalagens e identificarem diversas diferenças com relação ao tamanho, formato, cores e texturas, foi proposto à turma que direcionasse sua observação para os colegas que estavam ao seu redor e que identificasse neles, características que os diferenciassem.
Assim, surgiram observações quanto ao formato do nariz e dos olhos, o tamanho do cabelo, a altura do colega, a cor da pele e outras mais. Foi pedido então que observassem as características internas dos colegas, como uns são mais ativos, outros mais tranquilos, uns mais sorridentes, outros mais calados... Eles então foram percebendo que, assim como as caixinhas que haviam manuseado, todos nós temos diferenças! Cada um tem suas características e sua individualidade. E que podemos aprender a conviver de uma forma feliz e harmônica com os demais, cultivando em nossa mente, pensamentos positivos como os do respeito, da tolerância e da bondade!
“Foi um momento muito rico e feliz, onde os alunos puderam aprender que os conceitos aprendidos na aula de Matemática podem ser transferidos para sua vida. Basta apenas ter um novo olhar, cultivando a observação e voltando para dentro de si mesmo”, concluíram as professoras.