Unidade Goiânia realiza reunião com pais novatos sobre o período de adaptação

Unidade: Goiânia | 3 Feb 2016

As docentes Adriana Miranda e Terezinha Pantoja, do Serviço de Orientação Educacional (SOE) - Segmento Educação Infantil -, realizaram uma reunião com os pais novatos para falarem sobre o período de adaptação, com o objetivo de prepará-los para viver bem esta fase inicial do filho no ambiente escolar, colaborando com a adaptação.

Algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus filhos por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar, e compreendendo isso, as docentes promoveram algumas reflexões sobre:

• Como cada família está se preparando para viver esta experiência?
  • Segundo a Pedagogia Logosófica, a adaptação é uma Lei Universal, que rege todos os processos da Criação. Como ela atua na vida do ser humano?
  • Em que consiste este período de adaptação à escola?
  • E a Lei Universal do Tempo neste período? Como devemos compreendê-la?
  • Que atitudes facilitam e que atitudes dificultam o processo de adaptação à escola?
  • Quando poderão ocorrer retrocessos na adaptação da criança?
  • Como será o horário da atividade escolar na 1ª semana?

Ao final, as professoras apresentaram algumas dúvidas comuns, que costumam surgir neste período.

A participação efetiva das famílias contribui muito para o processo de adaptação: faz diminuir a ansiedade, propicia a construção de um vínculo de confiança entre a escola e a família e ajuda a criança a se sentir cada vez mais segura.

Veja alguns depoimentos dos pais:

“Muito boa a reunião! Bastante esclarecedora e, mesmo quanto aos aspectos sobre os quais já tinha conhecimento, foi bom recordar.” Susete Araújo

“Esta reunião é de total importância, pois é através dela que tiramos nossos medos e nossas dúvidas. Há muitos detalhes para os quais não despertamos antes da palestra.” Thais da Silveira

“Excelente palestra, bastante elucidativa! Confesso que estava bastante insegura com este novo momento, essa nova experiência e vocês conseguiram sanar estas dúvidas! Parabéns! Continuem sempre com esta palestra, pois realmente é muito útil!” Gisele Machado

“Excelente reunião, clara, objetiva e esclarecedora sobre aspectos que nos trazem certa ansiedade. Fiquei muito feliz em ouvir a forma sugerida de lidar com possíveis conflitos; nos alerta sobre o melhor a fazer e reforça valores que já possuímos e nos encoraja a praticá-los sem medo.” Renata Bittar