As turmas do 4º Ano do Colégio Logosófico participaram, no dia 30 de abril, da atividade pedagógica Expedição Brasília, uma vivência imersiva pelos principais pontos históricos e políticos da capital federal. A proposta, integrada às aulas de História e Geografia, permitiu aos alunos ampliar o olhar sobre a cidade onde vivem e refletir sobre a força dos pensamentos bem direcionados.
A construção de Brasília, idealizada e concretizada por meio de um esforço coletivo, foi o ponto de partida para compreender um princípio fundamental da Pedagogia Logosófica: os pensamentos são forças vivas, e quando possuem boa natureza, são capazes de gerar transformações positivas e duradouras.
Antes da visita, os estudantes participaram de uma apresentação em sala de aula, na qual conheceram o contexto histórico, político e cultural de Brasília. Essa preparação os ajudou a reconhecer a importância simbólica dos locais visitados, como a Praça dos Três Poderes, que expressa a união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Lá, os alunos refletiram sobre a importância da ordem e da consciência na organização de um país — princípios também cultivados em sua formação logosófica.
Durante a expedição, os alunos exploraram monumentos, observaram esculturas, vitrais, formas arquitetônicas e analisaram os elementos simbólicos de cada espaço. A praça se tornou, assim, um símbolo do querer e da concretização de pensamentos voltados ao bem — um sonho coletivo que visava à prosperidade, segurança e evolução do povo brasileiro.
A experiência também despertou reflexões sobre virtudes como paciência, cuidado e dedicação, valores presentes no trabalho no campo e igualmente importantes para o cultivo da natureza interna de cada um.
O envolvimento dos alunos foi evidente. Betina, de 9 anos, do 4º Ano A, compartilhou:
“Foi muito legal! A gente aprendeu sobre os monumentos de Brasília, a Lia contou curiosidades sobre os monumentos visitados. Antes, teve uma apresentação sobre Brasília. Eu aprendi que a nossa capital foi formada a partir de um pensamento, mas esse pensamento demorou muito para ser realizado. Foi passado entre as pessoas, até que colocaram em prática e construíram Brasília.”
João Baquero, também de 9 anos, do 4º Ano B, comentou:
“O lugar que eu mais gostei de visitar foi a Torre de TV, porque lá tinha uma vista muito boa e deu pra ver os detalhes de muitos lugares que íamos visitar. Aprendi muito sobre as esculturas e vitrais da Catedral. A Praça dos Três Poderes tem muitas histórias.”
Mais do que um passeio, a Expedição Brasília foi uma jornada de descobertas, aprendizado e formação. Os alunos retornaram com o olhar ampliado — não apenas sobre sua cidade, mas sobre o poder transformador de pensamentos conscientes e ações voltadas ao bem.