Fundamental I inicia projeto "O Que Nós Somos Juntos" com experiência que reuniu alunos e familiares

Unidade: Brasília | 23 May 2025

Em um dia que juntou natureza, afeto e reflexão, os estudantes do Ensino Fundamental I deram início ao projeto "O que nós somos juntos" (ou "We Are Better Together") com uma experiência pedagógica profundamente significativa que reuniu famílias, professores e alunos. 

Conduzidos pelo professor de Educação Física Raphael Dias, todos percorreram um circuito sensorial ao ar livre, onde foram convidados a experienciar com plena atenção cada elemento da natureza - desde a textura da grama úmida até a imponência silenciosa das árvores, passando pela areia do parquinho, que acolheu pés descalços, e pela água fresca da piscina, que revitalizou corpos e almas. A proposta foi um convite ao despertar da consciência sensível, permitindo que todos experimentassem a importância de estar presente, de observar atentamente e de perceber a beleza nos mínimos detalhes do cotidiano.

Em seguida, o professor de Música, Gabriel dos Santos guiou um momento de reflexão sobre o "jardim interno" que cada ser humano carrega dentro de si - espaço simbólico onde florescem valores, virtudes e sentimentos nobres que precisam ser cuidados com a mesma dedicação que se tem com um jardim real. A analogia ganhou vida quando todos se uniram para ouvir e cantar juntos a canção "Jardim", do grupo Música em Família, criando um coro que emocionou e fortaleceu os vínculos entre gerações.

Os professores responsáveis pela atividade destacaram a riqueza da experiência compartilhada: "O lançamento do projeto com os familiares foi verdadeiramente enriquecedor e inspirador. A vivência proporcionou um significado palpável e sensível, permitindo uma troca valiosa de conhecimentos, sentimentos e reflexões internas. Foi um momento especial não apenas pela vivência compartilhada, mas também pelo laço de amizade que se fortaleceu — família e escola”, afirmaram Raphael e Gabriel.

Alinhada aos princípios da pedagogia logosófica, a atividade cumpriu seu propósito de criar um ambiente de aprendizado significativo, onde o conhecimento se constrói a partir da vivência sensível, da reflexão consciente e do cultivo dos melhores sentimentos.