Fundamental II reflete sobre a água e o equilíbrio interno em atividade interdisciplinar

Unidade: Brasília | 21 May 2025

Os estudantes do 6º ao 9º Ano do Colégio Logosófico vivenciaram uma experiência que juntou ciência, ecologia e autoconhecimento com o tema "Reflexões sobre a Água e o Equilíbrio Interno". A atividade interdisciplinar foi além do estudo convencional sobre a importância da água, estabelecendo paralelos significativos entre os ciclos naturais e o desenvolvimento humano.

Por meio de uma apresentação dinâmica e diálogos reflexivos, os alunos exploraram como a interrupção ou poluição do ciclo hidrológico afeta não apenas o planeta, mas também os estados emocionais e mentais do ser humano. Imagens impactantes do aquecimento global e a leitura de trechos da Declaração Universal dos Direitos da Água serviram como ponto de partida para discussões sobre preservação ambiental.

O diferencial da proposta surgiu quando as professoras guiaram os jovens a fazerem uma analogia entre as águas do planeta e suas "águas internas". A professora Maria Torres observou o engajamento da turma e comentou sobre a proposta: “Além das questões ambientais, os estudantes foram convidados a refletir sobre seus hábitos e pensamentos, reconhecendo que um pensamento limpo e construtivo pode ser tão vital quanto a água potável.”

A professora Isadora enriqueceu a reflexão com questionamentos provocadores: "Se somos compostos majoritariamente por água, o que será que a Criação quis nos ensinar com isso?". Ela comparou os estados físicos da água às emoções humanas - "Como estão nossas águas internas? Estamos vivendo como nuvens leves ou como tempestades?” - conduzindo os alunos a reconhecerem a importância da serenidade interior. 

As respostas dos estudantes revelaram maturidade e sensibilidade. João Francisco (6º Ano) sintetizou: "Sem água, não haveria vida". Já Ester (9º Ano) criou uma metáfora pessoal: "Se fosse um rio, seria o Amazonas, nutrindo os outros com afeto". Lya (6º Ano) comparou a mente à água cristalina: "Precisamos renovar nossos pensamentos para que não fiquem turvos, como a água poluída.”

Fundamentada na Pedagogia Logosófica, a experiência mostrou que cuidar da água é também cuidar da própria essência - pois assim como a água precisa circular e purificar-se, nosso mundo interno demanda movimento consciente e renovação constante de pensamentos e sentimentos.