2º Ano do Ensino Médio comprova de forma prática a Lei de Lavoisier

Unidade: Funcionários | 16 May 2025

Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram uma série de experimentos práticos para comprovar a Lei de Conservação das Massas, proposta por Lavoisier, que estabelece que "na natureza nada se cria, nada se perde e tudo se transforma".

No primeiro experimento, os alunos colocaram ácido clorídrico em um balão e magnésio metálico em pó em uma proveta. Em seguida, fixaram o balão na abertura da proveta e viraram o sistema para que o magnésio reagisse com o ácido. Durante a reação, a proveta esquentou, liberando calor e confirmando que o processo era exotérmico. Além disso, formou-se uma grande quantidade de gás hidrogênio, que inflou o balão. Ao final, os alunos pesaram o sistema e observaram que a massa praticamente não se alterou em relação à inicial, já que o sistema estava fechado. A pequena variação registrada pode ter sido causada por um possível vazamento de gás.

O segundo experimento exigiu que os alunos pesassem de metade de uma esponja de aço e a queimassem, tomando cuidado para não perder fragmentos do material. Após a queima, pesaram novamente e notaram um aumento na massa, o que ocorreu devido à reação do ferro da esponja com o oxigênio do ar.

Para finalizar, os estudantes utilizaram o balão inflado do primeiro experimento e fixaram nele um palito de madeira. Ao aproximá-lo de uma lamparina acesa, ocorreu uma pequena explosão. Essa demonstração permitiu aos alunos comprovar duas propriedades fundamentais do gás produzido: sua inflamabilidade e sua identidade como hidrogênio, confirmada através da análise da equação química da reação.

Através destas atividades, os alunos não apenas comprovaram de maneira prática a Lei de Lavoisier, mas também vivenciaram os princípios fundamentais das reações químicas, incluindo conceitos de sistemas fechados, conservação de massa e propriedades dos gases.