2º Ano do Ensino Médio executa experiência da “Serpente do Faraó”

Unidade: Funcionários | 29 Apr 2025

Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram um experimento químico denominado “Serpente do Faraó”, nome dado devido à sua aparência que lembra uma serpente saindo da areia do deserto.

Para a realização da atividade, primeiro maceraram o bicarbonato de sódio com o açúcar, utilizando instrumentos como almofariz e pistilo, até obter um pó bem fino. Em seguida, adicionaram algumas gotas de álcool, formando uma pasta branca, que foi colocada em uma seringa para moldar uma pastilha. Essa pastilha foi posicionada sobre um pequeno monte de areia. Depois, despejou-se álcool sobre o local, e então o fogo foi ateado.

Da pastilha branca, surgiu um material negro que se expandia à medida que queimava, produzindo um movimento semelhante ao de uma serpente. O experimento envolve diversas reações químicas, que os alunos representaram por meio de equações, além de analisarem as proporções estequiométricas envolvidas. Dessa forma, eles aprendem química na prática, executando as mesmas reações que estudam.