Os alunos do 6º ano exploraram os conceitos de topofilia (vínculo afetivo com lugares que trazem felicidade) e topofobia (aversão a locais associados a experiências negativas), registrando em papéis coloridos os nomes de lugares que despertam neles essas duas respostas emocionais opostas.
O hospital foi o local onde a maior parte dos alunos manifestou ter topofobia. A partir de várias reflexões, foi possível perceber que a topo-reabilitação -realizada por meio de ações como reforma dos ambientes dos consultórios, trato gentil da equipe médica e hospitalar, brinquedos e atrativos lúdicos para os pacientes, além de música e arte- pode transformar uma experiência que seria desagradável em leve, impulsionando a enfrentarmos as dificuldades com mais valentia.
Os alunos concluíram que buscar o lado positivo das situações e cultivar a alegria e pensamentos construtivos os impulsiona a adotar uma postura ativa diante dos problemas. Dessa forma, os desafios se convertem em oportunidades de crescimento e aprendizado para a vida.