Sob a orientação da professora Sara, os alunos do 5º Ano realizaram uma caça ao tesouro que foi muito além de uma simples brincadeira. A dinâmica começou com os alunos organizados em duplas, seguindo pistas espalhadas pela escola.
O diferencial estava em uma regra aparentemente simples: cada pista encontrada deveria ser cuidadosamente recolocada no mesmo local para as demais duplas acharem. Esse pequeno gesto se transformou numa prática concreta de cooperação e pensamento sobre o coletivo.
A aventura culminou na biblioteca, onde os estudantes leram o livro "Tá Rindo do Quê?", que narra a história de três amigos que, durante um dia de brincadeiras, veem a diversão se transformar em mágoa quando um deles começa a rir do outro por situações simples. O grupo se separa, mas com um diálogo honesto, cada um assume sua parte: entendem que rir do outro em uma situação de exposição, fere, mas que rir de si mesmo com leveza pode unir.
A professora Sara então conduziu os alunos em uma reflexão sobre empatia, guiando-os a se colocarem no lugar dos colegas. Nesse exercício, as crianças puderam compreender como brincadeiras que parecem divertidas para alguns podem, na verdade, causar desconforto e mágoa nos outros, uma importante lição sobre respeito e convivência harmoniosa.
Para fixar e registrar tudo o que aprenderam, as crianças criaram desenhos mostrando como gostariam de ser tratadas e como veem seu mundo interior. Por fim, eles entenderam na prática como controlar impulsos e pensamentos que podem magoar os outros, transformando ideias abstratas em aprendizados reais que melhoram suas relações.
O grande tesouro descoberto foi a compreensão de que, com diálogo e respeito, qualquer conflito pode ser resolvido.