2º Ano aprende a importância da colaboração com a natureza

Unidade: Uberlândia | 19 Mar 2024

Dentro do conteúdo de Ciências, o 2º Ano estudou as diferentes relações entre os seres vivos: foram observados vários exemplos de seres diferentes que convivem juntos de forma harmônica. Por exemplo, a árvore que serve de abrigo para a orquídea ficar pendurada e receber mais luz solar, o Sol que nasce todos os dias para esquentar o planeta e ser possível a vida na Terra, a chuva, o vento e vários outros.

Os alunos entenderam que, apesar desses exemplos, tudo que existe na natureza segue uma inteligência divina, ou seja, a colaboração acontece de forma natural e não de forma consciente. Diferente do ser humano, que tem faculdades mentais (pensar, recordar, raciocinar, aprender...) para tomar as decisões. A natureza serve como uma inspiração e, se os alunos estiverem bem atentos, podem aprender com ela.
Quando se trabalha em conjunto, pode-se pensar e planejar melhor, encontrar soluções para desafios com mais facilidade e experimentar alegria.

Para que os alunos pudessem observar o valor da colaboração, a professora preparou um experimento em que colocou diferentes balões no chão com o nome de cada aluno virado para baixo. O desafio das crianças era cada um encontrar o seu balão e correr para o outro lado da sala para esperar o restante dos amigos. O tempo foi marcado e a atividade durou 48 segundos. Em seguida, a professora repetiu a dinâmica e, dessa vez, os alunos poderiam colaborar com os amigos para encontrarem os balões com seus respectivos nomes, assim, o tempo utilizado para concluir foi de 25 segundos. Com a colaboração de todos, conseguiram chegar ao objetivo mais rápido, isso pode ser aplicado a outras situações.

A atividade mostrou à turma a importância de sempre observar a natureza, pois com ela é possível apreender aspectos importantes para vida, servindo como um exemplo para ser seguido. No caso da atividade, as crianças entenderam como é importante exercer a colaboração.

Foi um momento muito interessante! As crianças conseguiram fazer observações enquanto colaboravam uns com os outros na dinâmica dos balões. Assim, destacaram que o egoísmo não favorece as relações humanas e, com generosidade, é possível proporcionar mais alegrias.