Brincando de adivinhar quem é o colega por meio do tato

Unidade: Cidade Nova | 19 Mar 2024

As professoras do Infantil 5, Rosemary Gurgel e Viviane Zanoni, propuseram aos alunos uma brincadeira de adivinhação. Nesta atividade, duas crianças eram escolhidas para ir à frente da sala: uma delas ficava de olhos vendados, enquanto a outra permanecia sem venda. A criança vendada usava o tato para tentar identificar quem era o colega ao seu lado. Após dar seu palpite, com a orientação das professoras, ela refletia sobre os motivos de sua escolha. As justificativas variavam bastante e eram bem curiosas, como "descobri pelo cabelo anelado e o tererê", "pelo cabelo curto", "pela altura", "por estar de manga comprida", "pelo laço no cabelo", e assim por diante.

"A finalidade da atividade foi estimular a interação entre as crianças, facilitando a integração dos novatos na turma e, além disso, promover o desenvolvimento da atenção, concentração, delicadeza, respeito e cuidado entre os colegas", explicou a professora Rosemary Gurgel.