Semana Pedagógica

Unidade: Brasília | 8 Feb 2024

Durante a Semana Pedagógica, o corpo docente estudou sobre os grandes conceitos que sustentam a Pedagogia Logosófica e as grandes concepções que a Logosofia apresenta, com o objetivo de seguir com a capacitação continuada na pedagogia que o Colégio aplica.

Primeiro foi recordado tudo o estudado em 2023 e foram apontados quais aspectos seria interessante aprofundar em 2024. Nessa oportunidade, os professores puderam recordar e fazer uma avaliação de cada um dos grandes conceitos: Ser humano, Deus, Universo e Leis Universais.

Fazendo uma vinculação com o tema do mês de janeiro, os docentes buscaram compreender como e por que a natureza é a primeira mestra e como podem aprender com ela.

Com esses elementos, aplicados à prática pedagógica, foram definidas estratégias de atuação para traçar o caminho para a formação integral do aluno. Essas estratégias foram pensadas para serem aplicadas dentro do conteúdo a ser ministrado em cada ano escolar.

Nessa mesma semana, o corpo docente pode rever a missão do Colégio Logosófico e sua grandeza na prática docente, orientando o trabalho. Dentro das rotinas escolares foram recordados combinados antigos e definidas novas estratégias para o bom andamento do ano, aproveitando ao máximo as oportunidades.

Um estudo em especial teve um olhar especial, sobre as anotações e sua importância para tornar-se o ser que pretende ser.

Nas práticas pedagógicas, vários temas foram aplicados: BNCC, planejamento de aulas, rotinas, normas disciplinares, assim como o trabalho com analogias, trilhas formativas e plano de estudo individualizados.

Esses momentos foram muito especiais para revisar os conceitos e manter uma capacitação permanente que permite aplicar a pedagogia logosófica de forma mais assertiva e formativa.

Assim, os professores puderam iniciar um ano com tudo planejado, desde atividades pensadas e rotinas estabelecidas favorecendo o bom andamento do ano e maior aprendizado.