Ao chegar no Colégio, a professora Juliana encontrou com uma aluna que não queria entrar, apesar de nunca ter apresentado tal dificuldade. Conversando com a aluna e oferecendo um ambiente acolhedor, ela manifestou sua tristeza por ter sido colocada para fora do grupo que ela havia criado com alguns amigos.
Ao falar com a estudante, que estava sofrendo com a situação, a docente falou sobre a valentia que é necessário criar no interior para resolver os problemas. Ela também disse que, quando não é possível resolver os problemas, sempre é possível pedir ajuda aos mais velhos.
A confiança na relação entre aluno e professora tranquilizou a pequena, que aceitou prontamente ir até o serviço de orientação conversar sobre a situação.
Ao explicar toda a história para a orientadora Dorinha, esta solicitou à aluna ir para aula enquanto ela pensasse sobre o assunto. Para compreender melhor a situação, a professora Dorinha e a professora Juliana chamaram os demais alunos do tal grupinho para ouvir deles suas versões.
Eles explicaram que tinham criado o "Quarteto dos amigos" e, por serem quatro, não poderiam ter cinco membros, mas que continuavam gostando da colega.
A professora Juliana então perguntou: Por acaso, o quarteto foi por causa do grupo de heróis “Quarteto fantástico”? Eles confirmaram imediatamente com alegria em saber que a professora conhecia os super-heróis.
A docente então elogiou a escolha, pois esse é um grupo de heróis que cultiva muito a amizade e contou a eles que, quando criança, seu grupo de heróis favorito era a Liga da Justiça. Esse, os alunos não conheciam, e a docente contou então que o que mais gostava nesse grupo é que sempre tinham mais e mais super-heróis. A cada episódio, podia ter um número diferente de participantes e todos colaboravam juntos para salvar o dia.
Compreendendo a situação, a aluna em questão foi convidada para a segunda parte desta conversa. Juntos, eles criaram a "Liga dos Miguinhos", inspirada na história da professora Juliana. Foi dado então um cargo para cada um.
Ao escolherem o presidente da liga, uma aluna manifestou que já era a presidente e outra aluna discordou, pois foi ela quem criou o grupo inicialmente. Sem chegarem a um acordo, a Prof. Juliana perguntou a eles se eles conhecem o sistema de governo de países que têm um rei/rainha, como a Inglaterra. Surpresos com a pergunta, a professora disse que é possível aprender muito com tudo ao redor e explicou que nesses países existem dois líderes, um eleito pelo povo e outro que é o monarca.
Eles adoraram a ideia e assim ficou definido: eles teriam a Líder, a Primeira Ministra e os demais, que seriam os colaboradores ativos.
Felizes com a decisão, sugeriram que a professora Dorinha fosse a secretária da liga e a professora Juliana seria o Marketing, já que eu havia compartilhado muitas ideias boas. Criaram regras para seguirem e que os novos membros também teriam que seguir.
Decidiram então:
- A primeira segunda feira do mês seria para reunião de todos da liga
- Cultivar a descrição
- Ser assíduo às reuniões
- Cumprir com os combinados
- A amizade deve ser o principal a ser valorizado
- Não excluir ninguém da liga
- Quem quiser participar da liga poderá entrar desde que saibam usar as duas lunetas da observação (a interna e a externa)
E as tarefas a executar:
- Criar novas amizades
- Ter respeito com todos
- Usar a própria alegria para compartilhar com todos
- Criar o pote do super poder, onde cada um poderia colocar ali ideias de super poderes de verdade.
Lavrou-se então uma ata e todos assinaram. Os amigos criaram até um crachá da Liga dos Miguinhos e combinaram que todo novo membro ganharia um desse para se recordar dos objetivos superiores dessa liga.
A Liga dos Miguinhos segue firme e crescendo mais a cada dia e aprenderam muito naquele dia!