Defesas mentais - Construindo nossa fortaleza interna

Unidade: Florianópolis | 5 Sep 2023

A turma do 3° Ano refletiu sobre a importância das defesas mentais para nosso crescimento e evolução. Falamos sobre as características físicas de fortalezas reais e para qual propósito elas foram construídas. Lembramos da saída de estudos realizada, em que a turma conheceu a fortaleza de São José da Ponta Grossa. Por meio de uma analogia, com a ajuda das professoras e estudantes de Logosofia Cecília Paola Sabaris e Camila Oneda Vergutz Fernandes, observamos como podemos construir dentro de nós uma fortaleza. 

As fortalezas tinham paredes altas e espessas e seu objetivo era proteger um território ou área contra os ataques de invasores. E na nossa mente? Podemos construir dentro de nós um forte, uma fortaleza que nos proteja. É importante estar vigilante ao que possa ingressar dentro de nossas mentes. Quando estamos atentos, vários pensamentos podem nos defender do inimigo. Precisamos estar preparados para a chegada das ameaças pois, se distraídos, elas facilmente entram em nossas mentes. Podemos utilizar pensamentos soldados para defender nossa vida, pensamentos bons, que construam essa fortaleza interna. Os pensamentos trazidos pelos próprios alunos foram de amizade, esforço, afeto, boa vontade, alegria, colaboração, gratidão, confiança, respeito, lealdade, coragem, conciliação, carinho, amor, valentia, honestidade.

“Nunca, como nos tempos atuais, foi tão necessário, útil e instrutivo o conhecimento das defesas mentais que cada indivíduo pode instituir à vontade, para preservar-se dos males que constantemente ameaçam sua integridade física, moral e espiritual.”

Pedagogia Logosófica