2º A e 2º B do Ensino Médio enchem balões de aniversário com experiência química!

Unidade: Funcionários | 30 Mar 2023

Buscando compreender as reações produzidas por gases distintos, bem como suas características peculiares, os adolescentes do 2º A e 2º B do ensino médio realizaram um experimento no laboratório de Química com o seguinte tema: Formação de gases.

As professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar propuseram que investigassem,  através da experiência, as reações com formação de gases. Os alunos deveriam também escrever estas reações por meio de equações químicas.

  • Nesta prática, após lerem o roteiro, teriam que investigar qual o gás  formado quando o ácido clorídrico reagia com o carbonato de cálcio ou com o zinco. As substâncias reagiam dentro do tubo de ensaio e enchiam o balão de aniversário que estava preso em sua extremidade. Os alunos se encantaram com os balões de aniversário enchendo de gás.
  • O próximo passo foi descobrir qual o gás que estava em cada balão; para isso, os alunos aproximaram os balões de uma vela acesa e anotaram as características de cada estouro dos balões. Um dos balões apagou a chama, sendo identificado como gás carbônico. No outro balão, houve um grande estouro e uma bola de chama! Assim os alunos puderam identificar que se tratava do gás hidrogênio que é muito inflamável.

A atividade gerou grande interesse por parte dos alunos, principalmente nos momentos em que os gases formados encheram os balões de aniversário. Quando o balão de gás hidrogênio foi aproximado de uma vela acesa, entoou um grande estrondo, dando origem a uma bola de chama.

A busca pelo conhecimento pode ser vibrante e alegre!