Alimentos e pensamentos: 5º Ano investiga a relação entre os dois

Unidade: Florianópolis | 22 Aug 2022

A turma do 5º ano investigou por que nos alimentamos, do que os alimentos são compostos e como podem ser classificados, buscando a relação entre matéria, energia e alimento. Além disso, estudamos como a dieta saudável depende dos alimentos (e grupos de nutrientes) que a compõem; reconhecendo assim, o papel e a importância de cada grupo alimentar - carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais e vitaminas. 

Também foi possível percebermos quais são os principais critérios para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis, refletimos sobre nossos próprios hábitos alimentares e as modificações necessárias ou não. Com isso, compreendemos que o equilíbrio energético e nutricional são a base de uma alimentação saudável.

Para ampliar ainda mais o assunto, recebemos a visita da Nutricionista Julieta, que dialogou, de uma forma leve e estimulante, sobre a base da alimentação saudável, a história da alimentação, a importância dos alimentos direto da natureza e o saber escolher para encontrar o equilíbrio, buscando diminuir o consumo de industrializados. A turma colaborou muito, manifestando seus conhecimentos e vivências. Depois, com as professoras, fizemos uma receita deliciosa de muffin de banana, compartilhada pela própria nutricionista.

Saber selecionar os alimentos têm relação direta com a capacidade de seleção dos pensamentos, pois de acordo com o autor da Logosofia “O homem, para chegar a ser verdadeiramente dono de si mesmo, deve ter pleno domínio sobre seus pensamentos; então, também o terá sobre sua vontade.” Logo, se a vontade é cultivar hábitos saudáveis, precisa-se classificar e selecionar os pensamentos que estão em conformidade com o propósito. 

Culminamos esses aprendizados no Momento Cívico, no qual a turma compartilhou seus conhecimentos sobre alimentação com as outras turmas do Colégio. Cada criança ficou responsável por explanar uma parte do assunto. Abrangendo todas as etapas vivenciadas, inclusive o que significou para a própria vida esses conhecimentos. Finalizamos a apresentação com o jogo “Alimentos: reguladores, energéticos e construtores”.

 

“O homem, em geral, toma o cuidado de não ingerir alimentos que, segundo sabe, haverão de lhe fazer mal, mas amiúde esquece que deve fazer o mesmo com os pensamentos que, por experiência, conhece como maus.”  Pedagogia Logosófica