Construindo maquetes e representando a História, no 6º Ano

Unidade: Chapecó | 16 Aug 2022

A turma do 6° Ano, orientada pela Professora Aline C Bürgel, realizou uma atividade de História com objetos para conhecer os povos da Antiguidade na África, no Oriente Médio e nas Américas.

Este trabalho teve como objetivo levar os alunos a observar modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para povos indígenas originários e povos africanos. Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns dos significados presentes na cultura material e na tradição oral destas sociedades.

A atividade foi realizada em algumas etapas, iniciando pela apresentação do tema; em seguida o sorteio dos grupos para uma pesquisa; em terceiro, a elaboração de slides e na sequência, a construção das maquetes

Cada grupo recebeu um dos povos para representar. Para encerrar e compartilhar o conhecimento, os alunos realizaram a apresentação para os colegas.

“Os alunos se dedicaram ao trabalho e foi muito bonito observar como esse movimento de transformar a pesquisa em algo concreto - a maquete -, proporcionou mais clareza sobre vários aspectos abordados”, manifestou a Professora Aline.

Além de aprender mais sobre o conteúdo ao encontrar maneiras de materializar o que estavam aprendendo, para apresentar aos demais, os alunos puderam trabalhar em equipe, usar diferentes materiais para expressar suas ideias e compreensões e, em âmbito maior, estar atento e aprender com a apresentação dos colegas.