“A família é o templo sagrado onde cada ser humano aprende, no amor a seus pais e irmãos, a amar a Deus e a seus semelhantes, e é, ao mesmo tempo, a oficina insubstituível onde se forjam as bases da unidade humana.” (Do livro "O Mecanismo da Vida Consciente", de Carlos Bernardo González Pecotche).
Tendo como premissa esse pensamento, a professora de Língua Portuguesa do 6º e 7º Ano iniciou, juntamente com os alunos, as atividades do "Projeto Família".
Num primeiro momento, promoveu algumas reflexões sobre a família ser a base para um mundo melhor.
* Quem somos em nossa família?
* O que podemos fazer para contribuir para uma boa convivência em família?
* O que posso fazer para ser melhor?
Em seguida, os alunos apresentaram suas respostas para os colegas. Valores como colaboração, paciência, respeito, alegria, valentia, amizade e afeto surgiram como formas de conquistar uma boa convivência nas relações em família.
Para registro dessa atividade, em produção de texto, foi trabalhado o gênero textual – cartão: elementos verbais (trabalho bilíngue) e visuais entraram em consonância para representar o momento vivenciado pelos alunos. Título do cartão “Eu na minha família. Como posso colaborar? ” Os alunos fizeram o registro desse lindo sentir por meio desse cartão para presentear as famílias e pequenas frases em faixas que foram expostas num belíssimo mural.